Dicas para ir bem nos estudos

Hoje minhas aulas começaram e esse é o último ano de escola, o ano que vem já entro na faculdade, o que significa que preciso estudar muito esse ano, me dedicar e prestar atenção nas aulas hahaha quase todos as manhãs estamos com sono, acordamos atrasadas, enfim, nem sempre é a aula é legal e divertida, mas devemos pensar que é para o nosso bem.

menina-estudando-materia

Mas eu trouxe algumas dicas que eu já conhecia o ano passado, mas por preguiça e esquecimento acabei não usando muito.

Esse ano estou bem entusiasmada e vou tentar ao máximo seguir essas dicas e me esforçar muito, porque não adianta fazer tudo isso sem esforço e dedicação, apenas fazer por fazer, porque se não, não vai adiantar nada… Certo?

  • Primeiro de tudo: Preste atenção na aula! Eu sei que é bem melhor ficar conversando com a amiga do lado, mas eu vejo por mim, se eu me desconcentrar 5 minutos já perco um pedaço da explicação e não entendo mais nada e é bem melhor prestar atenção na aula, aproveitar esse momento que você não tem facebook nem nada pra te atrapalhar, pense que se você prestar atenção no professor, em casa vai ser preciso dar uma lida apenas e você vai se lembrar do que o professor falou, então aproveite o tempo que você está sentada na sala de aula! 
  • Tire suas dúvidas: Uma vez eu não perguntava por vergonha, mas hoje pergunto quantas vezes for necessário para entender, às vezes é uma simples dúvida que você tem, que faz com que você não entenda o resto da matéria.
  • Faça aulas de apoio ou grupos de estudo: No meu colégio temos aulas de apoio de física, matemática, química… E essas aulas são ótimas, pois tem menos alunos e o professor tem mais tempo para te explicar e te ajudar a fazer os exercícios. Nós também já fizemos grupo de estudo entre os alunos, porque sempre tem alguém que entende a matéria melhor do que você, mas nada de ficar conversando sobre outros assuntos, tenha foco hahahaha
  • Durma cedo: Eu sei que é difícil, ficar no facebook é muito melhor , mas se eu não durmo cedo, no outro dia não consigo prestar atenção na aula e me concentrar, ainda mais no dia que tem provas ou trabalhos, acaba sendo muito chata a aula e você não consegue fazer nada direito com sono.

estudando

  • Anote as coisas importantes e faça resumos: Isso ajuda muito! Porque ao mesmo tempo que você vai escrevendo, o seu cérebro vai gravando as coisas e assim fica bem mais fácil para estudar. Não esqueça de reler depois o que escreveu!
  • Leia  o conteúdo estudado no dia da apostila/livro: Eu acho importante depois que chegar em casa rever o que você estudou nesse dia, porque dai você vai lendo e anotando, aí é muito mas fácil você lembrar depois.

Lost in Quotation

  • Na hora que você estiver lendo e anotando as coisas importantes, use post-its, esses bloquinhos coloridos, as coisas super importantes você anota neles e sempre que você for pegar a apostila para ler, verá esses marcadores e automaticamente vai gravando o que está escrito.tumblr_lhkgc32ZUd1qh4zh9o1_500_large
  • Eu e a Pâmela (até foi ela que deu a ideia para eu fazer esse post, thanks :D) somos as loucas das canetas coloridas hahaha assim como os post-its, elas ajudam a destacar e deixar o caderno fofo e organizado.
  • Caderno organizado: É meio complicado deixar a letra bonita quando o professor está ditando um texto, mas tente ao máximo deixar os assuntos e matérias organizadas no seu caderno, fica mais fácil na hora de estudar, para você encontrar o assunto que vai cair na prova e não perder muito tempo.

01-como-montar-um-canto-de-estudo

  • Tenha um lugar para estudar: Já estou providenciando um lugar no meu quarto para eu estudar, é importante que seja um lugar claro e bem organizado também. Quando for estudar saia do facebook, desligue música, e se concentre apenas nos livros. 
  • Organize seus horários: Uma hora por dia é ótimo para estudar e revisar as matérias, mas quando tiver uma prova, tire um tempinho a mais e não deixe para estudar no dia anterior da prova, não dá muito certo não. Estude de segunda à sexta, que dai no final de semana você fica livre dos estudos e pode descansar e curtir!
  • Uma vez fui numa palestra sobre como estudar bem e tal, e o palestrante disse que a cada 15 minutos (no momento que você está estudando em casa) é bom dar uma passeadinha pela casa, tomar uma água, ele disse que isso ajuda na fixação do conteúdo.

tumblr_ld28csYcwo1qzdqh3o1_500_large-e1292243567852

  • Tenha uma agenda e anote os dias de provas, de trabalhos, as tarefas que você tem para fazer, para chegar no dia e você não esquecer.
  • Faça os exercícios: Parece bobagem, mas é muito importante porque os exercícios vão te ajudar a fixar a matéria, principalmente as fórmulas, ou então, vão mostrar aonde você está errando e não entendeu a matéria!

Bom, acho que são essas as dicas, espero que tenham gostado e vamos estudar esse ano, não quero ver nenhuma nota baixa aí hahahaha.

Beijos e até amanhã <3

 

 

4 pensamentos sobre “Dicas para ir bem nos estudos

  1. Eu amei as dicas, com certeza vou utilizar todas.. Preciso comprar uma agenda que se organize sozinha porque a minha é uma zona hahaha

  2. gostei muito do conselho.espero que mandas mas um porfavor gosto muito d estudar d ler envestigar revisar todos os dias.

Deixe um comentário

