Estou em dúvida: Qual faculdade escolher?

Para quem está no último ano do ensino médio, aquele friozinho na barriga começa a aparecer, é ENEM e vestibulares vindo por aí, e talvez a decisão mais importante da nossa vida precisa ser tomada: Que profissão vou seguir pelo resto da minha vida? Eu acho que essa seja uma dúvida que assombra muitos jovens por aí, afinal, decidir sua vida inteira, qual vai ser “seu ganha pão” justo numa época em que os hormônios estão a mil, onde você está descobrindo as coisas boas da vida, é muito complicado, não é mesmo? Na verdade nós queremos é curtir, aproveitar a vida, sem se preocupar muito com o futuro, mas temos essa responsabilidade pois começamos agora a ser tratados como gente grande, não era isso que você queria quando era adolescente? Pois então, os 18 anos estão chegando e agora o papai ou mamãe não vão mais ficar pegando no nosso pé o tempo inteiro nos cobrando para fazer o dever de casa, nosso dever agora é muito maior.

PS.: Fiquei empolgada e escrevi bastante, então se prepara para ler haha 

tumblr_mgwkphGuiI1rz6nmmo1_500

E para ajudar vocês nessa escolha, eu resolvi começar uma série de posts com algumas dicas, que vão ser super úteis para vocês, se você quiser saber mais sobre algum curso, deixa nos comentários ou lá no Ask que eu vou conversar com estudantes dos cursos e eles vão dizer o que estão achando, como é o curso e tal….

Pra quem não sabe, eu já estou decidida, vou fazer Psicologia! É, já pensei em várias coisas, desde cantora, figurinista, dermatologista, esteticista, maquiadora, engenharia de alimentos…. Ihhh, já pensei em tudo! Mas esse ano decidi que vou fazer psicologia. Levei alguns fatos em consideração, antes estava super decidida a fazer engenharia de alimentos, mas depois comecei a pensar melhor, a faculdade tem cálculo, física, química e eu não gosto nem um pouco dessas matérias, então sem chance! Depois pensei em fazer estética, tinha até minha clínica planejada, mas dai pensei, ter que mexer com espinhas e tal, é muito nojento haha não é pra mim! Então como ganhei uma bolsa numa faculdade daqui da minha cidade, e como tem poucas opções de curso, uma delas é psicologia e aí fui pesquisar as áreas de atuação e nossa! Tem as matérias que eu gosto no curso, muita leitura e quase nada de cálculo, só estátistica que é fácil, mas as áreas de atuação podem ser com crianças, cuidar de pessoas, e eu amo fazer isso! Quero me aperfeiçoar nisso para ajudar quem precisa sabe? Me apaixonei por essa profissão, sem falar que Deus me ajudou muito nessa escolha, sim, porque eu sou cristã e estou sempre na igreja, e lá cuidava de adolescentes e crianças que possuiam alguns problemas que um psicólogo poderia ajudar a resolver, então foi mais ou menos assim que me decidi.

Agora algumas dicas:

  • Primeiro você precisa pegar um papel e uma caneta e anotar todas os cursos que você acha legal, as matérias que gosta na escola, se gosta de cálculos ou leitura.Se você ODEIA cálculo te indico a não fazer uma faculdade de engenharia ou administração, porque você vai detestar o curso no primeiro semestre, pelo menos essa é minha opinião, ou se detesta ler, não opte por uma faculdade que é mais teoria, como é o caso de Psicologia.
  • Depois comece a pesquisar sobre os cursos que você anotou, sobre as áreas de atuação, procure conhecer melhor o curso, conversar com profissioais da área, ver entrevistas, a duração do curso, a grade curricular. Assim você vai eliminando alguns cursos e vendo os que mais tem a sua cara.
  • Se você não gosta ou tem medo de animas veterinária ou algum curso que envolva isso não vai ser bom, ou se você odeia ficar trancado dentro de uma sala o dia inteiro, advogacia talvez não seja uma boa, se não gosta de ver sangue já elimina medicina e enfermagem, se não gosta de crianças, não da certo pedagogia. E assim fica muito mais fácil, você vai eliminando os cursos que não tem muito a ver contigo.
  • Visite sites de algumas faculdades e pesquise sobre os cursos, lá você vai encontrar muita coisa legal, que vão te ajudar.
  • E procure sempre a orientação dos seus pais, eles te conhecem muito bem e podem te auxiliar nessa decisão, mas não deixe que eles decidam por você, o futuro é seu, apenas deixe eles te ajudarem.

Agora vou deixar alguns links para vocês de sites com dicas também:

As 12 principais dúvidas sobre a escolha da profissão

5 dicas para escolher o curso de faculdade

Orientação vocacional – Guia do estudante (esse site é ótimo, sempre tem muitas dicas legais)

Testes profissionais – Guia do estudante

Como escolher uma faculdade – Guia do estudante

Teste vocacional

Semana que vem já começo com entrevista com alguns universitários, que cursos vocês querem ver por aqui? Se tiverem alguma sugestão é só deixar nos comentário….

Beijos

5 pensamentos sobre “Estou em dúvida: Qual faculdade escolher?

  1. Nossa ,eu tava mesmo querendo fazer psicologia ,e vc falando q nao leva calculo adorei mas ainda ,porq nao quero nada q tenham calculo,acho q vou pesquisa mas sobre psicologia

Deixe um comentário

