Sobre o curso de direito….

Semana passada eu comecei a dar dicas sobre qual curso escolher, você pode conferir aqui. E hoje começo falando do curso de direito.

large

O curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.

O curso tem duração de cinco anos, e depois de formado, após estar inscrito na OAB você pode trabalhar em vários setores, Direito civil, administrativo, ambiental, comercial, direito do consumidor, penal ou criminal, trabalhista, advocacia pública, em uma delegacia e até no ministério público. Trabalho é o que não falta!

O salário inicial é de aproximadamente R 2.002,99 e para saber se esse é o curso que deve fazer, faça esse teste aqui.

Fonte: Guia do Estudante

Eu fiz uma entrevista com a Amanda Paduan, do blog Rendas de Cetim, porque ela cursa direito….

Como você escolheu o curso que iria fazer? Teus pais te influenciaram?

Eu decidi fazer Direito porque achei que era um curso que tinha algo parecido comigo. Quando eu completei 18 anos eu não sabia o que fazer então comecei um curso TOTALMENTE diferente de mim (Tecnologia em Manutenção Industrial – UTFPR) e só passava raiva, tristeza e me sentia muito mal com tudo aquilo, afinal, eu nunca gostei da área de exatas mas achava que conseguiria aprender a gostar. Bom, isso não aconteceu e eu sai da faculdade. Fiquei um tempão sem fazer nada, resolvendo o que seria melhor pra mim, e foi aí que comecei a fazer vários testes vocacionais (o site Guia do Estudante me ajudou muito!), a pesquisar um pouco mais sobre as profissões que eu achava interessante, e Direito era uma delas, então decidi fazer.Meu pai me influenciou muito pra fazer Tecnologia em Manutenção Industrial, mas depois viu que aquilo não era pra mim e passou a aceitar qualquer curso que eu decidisse fazer. Minha mãe me apoiou desde sempre, ela sempre disse que eu deveria fazer só o que eu gostasse.

Como é o curso? E porque você escolheu esse curso?

O curso é muito legal! Se você gosta da área de humanas, gosta de ler (não precisa ser apaixonado por leitura), gosta de escrever, é um curso muito bom! Eu ainda estou no primeiro período e todo mundo sempre me disse que é o período o mais chato do curso, e eu estou gostando, então acho que é um bom sinal, haha!

Escolhi cursar Direito porque fiz vários testes vocacionais e percebi que sempre tinha Direito meio, e porque eu passei a pensar no que eu GOSTO de fazer, e não no que eu sou BOA em fazer (eu não me acho boa em nada, então era difícil pensar no que eu era boa, algo em que eu me dest

Em que áreas poderá atuar após o término da faculdade?

Ainda não sei muito bem, mas sei que tenho um grande leque de áreas para atuar! A maioria das profissões na área do Direito exigem a carterinha da OAB, então antes de tudo precisamos passar na prova. O bacharel em Direito pode atuar como delegado, promotor, juiz, desembargador, advogado, oficial de justiça, em fim, muita coisa!

Qual sua matéria preferida e por quê?

Teoria Geral do Estado (TGE). Dizem que o professor nos ajuda a gostar ou não da matéria, não é? Pois bem, eu adoro meu professor de TGE, acho que é por esse motivo que gosto da máteria, haha! Meu professor é daqueles que buscam algo mais nos alunos, não ficando apenas no básico da sala de aula. Ele sempre nos passa trabalhos que nos ajudam a entender muito mais sobre a matéria. TGE é uma matéria que fala sobre o Estado, sobre como ele se forma, como ele é constituído, etc.

O seu curso é mais prático ou teórico? Mais matérias de cálculo ou de leitura?

No momento é mais teórico, estou aprendendo sobre o início do Direito, enfim, matérias que tratam sobre a história do Direito. Mas sei que logo logo ele fica mais prático! Eu também só tenho aulas que envolvem a leitura, mas acredito que futuramente terão algumas matérias que envolvam algumas contas (medo!).

Como é o dia-a-dia na faculdade?

Eu gravei um vídeo recentemente mostrando como é o meu dia a dia na faculdade, o link é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=BevNGOX42kg mas vou falar um pouquinho como é. Bom, eu saio de casa lá pelas 18h55 (vou a pé para a facul, moro bem perto de lá) e as aulas começam umas 19h10. Tenho sempre 2 aulas da mesma matéria (ex: se vou ter aula de TGE, tenho duas aulas de TGE), a aula geralmente termina umas 20h45. Saio, como alguma coisa ou fico sentada conversando com minhas amigas. Volto pra sala as 21h10 e assisto mais duas aulas. 22h30 termina a aula e eu vou embora.

Qual a maior dificuldade que você enfrenta na faculdade?

Acredito que os seminários. Eu ainda sofro um pouco com apresentações em público, acho difícil falar e saber expressar meus pensamentos quando fico lá na frente da turma. Acredito que essa é uma super dificuldade pra mim!

Você sempre quis seguir esta profissão, ou pensou em ter outra carreira?

Quando eu era mais nova, com uns 13 ou 14 anos eu dizia que queria fazer Direito para poder ser juíza. Depois o tempo foi passando e até esqueci disso, mas acho que o sonho ficou preso em mim, porque acabei cursando Direito, haha!

Você tem bastante tempo livre em relação à faculdade, ou ela ocupa muito o seu tempo?

Eu não trabalho, então só estudo. Como eu estudo a noite eu tenho o dia todo livre, o que ajuda a poder fazer os trabalhos, estudar para as provas, e tudo mais. Acredito que se eu trabalhasse sofreria um pouquinho com a falta de tempo, porque gente, tem muito trabalho! Mas acho que dá para conciliar tudo!

Uma dica para a galera que deseja seguir essa profissão.

Antes de tudo, veja se a leitura, a escrita, a área de humanas são tarefas que você gosta, pois você vai passar 5 anos da sua vida fazendo isso. Veja vídeos na internet sobre a profissão, busque saber o máximo sobre ela! Se você fez tudo isso e percebeu que quer mesmo cursar Direito, então vá em frente, meta a cara, e se não gostar, saia e tente outra coisa, afinal, nós temos que fazer algo que gostamos!

Obrigada pela entrevista Amanda!

Alguém aí pensa em cursar direito?

2 pensamentos sobre “Sobre o curso de direito….

Deixe um comentário

