Sobre o curso de Publicidade e Propaganda…

Hoje vou falar um pouco sobreo curso de PP que é um curso muito legal =)

large (1)

Teoria e prática fazem parte do curso, a graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.

O curso dura em média 4 anos, deposi que se formar pode trtabalhar: Criando campanhas pblicitárias, gerenciar produto, marketing, mídia…. O salário inicial é de R$ 2.500,00.

Melhores faculdades: PUC Minas, UFRJ, UFPE (Recife), PUC Rio Grande do Sul.

#ficadica: Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogs – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. 

Separei dois testes para te ajudar, esse e esse.

Fonte: Guia do estudante

A universitária e também blogueira que conversei, é a Thammy do blog Mundo de Guria.

1.     Como você escolheu o curso que iria fazer? Teus pais te influenciaram?

Eu escolhi no último ano do ensino médio, ao me ver desesperada em ter que prestar vestibular e eu não me encaixar em nada. Eu sou bem comunicativa, então Publicidade e Propaganda caiu como uma luva. Meus pais não me influenciaram em nada. Aliás, sempre tem aquela piadinha de que seu tio vai passar a vida perguntando com é que você ganha dinheiro, sem saber o que você faz dentro de uma agência de Publicidade. (Aliás, poucas pessoas que não estão no mundo comunicólogo sabem o que é uma agência de Publicidade).

2.     Como é o curso? E porque você escolheu esse curso?

O curso é bem dinâmico e divertido. Temos muitos trabalhos em grupos e por eu já estar com o pé na sexta fase, temos bastante prática, que é realmente onde a gente aprende como fazer. Escolhi PP por ser um curso que envolve comunicação, espontaneidade, criatividade, dinamismo… E todas essas coisas eu me identifico.

3.      Em que áreas poderá atuar após o término da faculdade?

Fotografia, é meu foco principal.

4.     Qual sua matéria preferida e por quê?

Mesmo que meu foco seja fotografia, tem outras matérias que eu adorei cursar, como “Cinema” na segunda fase. Foi uma matéria muito especial e importante para mim. No final do semestre, gravamos um curta metragem. Foi bem divertido, nos sentimos dentro de um estúdio de cinema mesmo.

5.      O seu curso é mais prático ou teórico? Mais matérias de cálculo ou de leitura?

No início dos cursos, geralmente é mais teoria. Agora que acabei de passar da metade do curso, estamos aprendendo mais na prática mesmo. Claro que sem deixar a teoria de lado, mas há um equilíbrio. E com certeza envolve mais leitura. Aliás, pela graça de Deus, não temos nenhuma matéria exata em PP.

6.      Como é o dia-a-dia na faculdade?

Estudo à noite, então temos aula das 19:15 às 22:30h. É apenas uma matéria por noite, sendo 5 matérias por semana.

7.      Qual a maior dificuldade que você enfrenta na faculdade?

Isso depende muito do que nos é proposto. Tem matérias que eu consigo administrar com mais facilidade, outras nem tanto.

8.      Você sempre quis seguir esta profissão, ou pensou em ter outra carreira?

Quando eu era pequena, eu já quis ser veterinária, pediatra, fisioterapeuta, professora e todas essas coisas que as crianças pensam ser fáceis de fazer. A partir do momento que eu conheci matérias como química, física e biologia no ensino médio, descartei qualquer possibilidade de profissão que envolvesse isso. Tanto que se me perguntassem o que eu faria hoje, além de PP, eu não sei responder. Descarto qualquer profissão na área da saúde e de exatas.

9.     Você tem bastante tempo livre em relação à faculdade, ou ela ocupa muito o seu tempo?

Tenho aula apenas no período noturno, e eventualmente algumas atividades extra curriculares, que são exercidas durante o sábado. Porém eu acho um curso bem puxado, e como eu sou dedicada, gosto de ter tempo para fazer trabalhos e estudar para as provas.

10.  Uma dica para a galera que deseja seguir essa profissão.

Todo mundo pensa que pra ser Publicitário, precisa nascer criativo… Primeiro de tudo é tirar esse conceito da cabeça. Precisa ser criativo? Precisa! Mas você aprende a ser… Assim como aprende a ser médico, aprende a fazer cálculo e aprende a dar aula. Publicidade é um curso dinâmico onde exige muito trabalho em equipe, criatividade e força de vontade. Há muitas áreas de atuação nesse ramo, e o leque de opções é amplo. Espero que quem decida seguir essa profissão se realize e se sinta tão bem quanto eu me sinto em cursar algo que realmente amo.

Brigada por ter resposndido Thammy =)

E vocês, caso tenham dúvidas e sugestões de cursos, ou queiram dar alguma entrevista, é só deixar nos comentários, ou no e-mail blogpapodiferente@hotmail.com ou lá no Ask.

Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s